QUAL SUA ATITUDE COMO LÍDER?

19/04/2021




Domingo com a sogra em casa é certo que iremos assistir o programa da Eliana no SBT. Penso que essa é uma boa oportunidade para se divertir e tirar alguns aprendizados, dependendo do olhar que direcionamos.

Nesse último domingo, dia 18/04/2021, eu me diverti com o quadro "Minha mulher que manda", que é um jogo no qual os maridos devem cozinhar às cegas, sem saber qual é o prato, apenas seguindo as orientações de passo a passo dados pelas esposas, através de um ponto de áudio. Mesmo que você ainda não tenha assistido o programa, deve perceber que o desafio é enorme.

Nesse programa, três esposas bastante diferentes em seus estilos me mostraram as três atitudes de líderes que apresento nos treinamentos.

1. Aqui quem manda sou eu, me obedece! Nesse estilo a equipe precisa fazer o que o chefe manda ou arcará com um estado emocional agressivo. A esposa prometeu ao marido uma noite inesquecível se ganhassem ou dormir no sofá se perdessem, mostrando claramente o modelo de punição e recompensa para atingir resultados. Nesse ambiente, a equipe fica super estressada e o cérebro está gastando energia preocupado em se defender, não sobrando para ser criativo.

2. Eu apoio você e compreendo suas dificuldades. Esse estilo entende as limitações e protege a equipe. Nessa condição o resultado até aparece, mas a equipe tende a ficar em zona de conforto e não se desenvolve.

3. Desafiar o time a dar o seu melhor, entendendo que o erro acontece. Com esse estilo o líder ajuda a equipe a se desenvolver, dando suporte nos momentos de maior desafio.

E a essa altura você já sabe o resultado do jogo. O estilo 1 perdeu, o estilo 2 ficou em terceiro lugar e a equipe campeã foi aquela com o estilo de liderança três (está posicionada no meio da foto - lugar de campeã).

Não é só um programa mostrando as diferenças de resultados entre esses três perfis. Pesquisas no campo da neurociência e psicologia positiva nos mostram que líderes não podem se apenas apoiadores e nem agressivos com foco apenas na vitória. É preciso desafiar e apoiar, mantendo o foco no objetivo.

E você, qual sua atitude como líder?

@ccm_innermetrix_sbc_belem