COMO SUPERAR A ANSIEDADE DA INCERTEZA?

14/10/2021

As mudanças constantes do mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível), impuseram aos líderes de hoje a necessidade de lidar com desafios impostos pela forma como nossos cérebros funcionam para realizarem os objetivos, porque eles foram moldados para lidar com padrões e não com incertezas.

Nesse ambiente, nossos cérebros entendem que estamos em estado de ameaça que nos leva a ações de luta ou fuga e nessa condição, atitudes de cooperação, autocontrole, criatividade e motivação para fazer algo que não seja nos proteger, fica comprometida.

Nas organizações do século XX desenhar os FIVE YEAR PLAN - 5YP era uma rotina, mas hoje, século XXI, parece não fazer mais sentido. Antes o mundo era mais previsível e planos de longo prazo tinham maior probabilidade de se realizarem.

Diante disso, líderes são constantemente desafiados em sua capacidade de conduzir suas equipes aos resultados com uma forma diferente de planejar. Portanto, não se culpe, e nem culpe sua equipe, por não se sentirem motivados em meio a tanta mudança e incerteza. É muito provável que você se sinta limitado a buscar novas ideias, a memória também ficará limitada. Toda a energia do corpo está voltada para a proteção da vida.

Mas se você é líder, precisa de estratégias para superar os desafios colocados pelo funcionamento natural do nosso cérebro, e se manter em direção a um objetivo.

Caso contrário, você e toda a equipe fracassarão. Não é isso que você quer.

Algumas estratégias podem ajudar:

  • RELACIONAR-SE COM EMPATIA

Trate as pessoas da sua equipe com empatia. Algumas pessoas não desenvolveram a capacidade de lidar com as incertezas externas colocando foco no que é mais importante. Você pode ajudá-las aplicando coaching para refletirem e redirecionarem o foco.

  • AJUSTAR A COMUNICAÇÃO

Comunique-se de forma transparente com a equipe. Temos a capacidade de fazer leitura das expressões e conseguimos perceber quando há algo escondido, embora não saibamos exatamente o que e nem mesmo como percebemos. Em ambiente de incerteza a falta de informação gera as conversas de corredores, porque estamos ávidos por algo que nos de alguma segurança.

  • ACEITAR A VUNERABILIDADE

Aceite que você também não tem todas as soluções, mas pode trabalhar com a equipe para criarem jutos novas modelos para a situação. Você precisará e coragem para demonstrar vulnerabilidade, como nos ensina a Brené Brown e coragem é uma das virtudes de líderes que conseguem influenciar suas equipes.

  • DESENVOLVER A AUTOEFICÁCIA

Ajude sua equipe a elevar a crença na capacidade de entrar em ação, pela identificação das forças de cada um e como podem ser usadas. Isso elevará a autoeficácia, que é a crença que uma pessoa possui na própria capacidade de executar cursos de ação exigidos para se atingir certo grau de performance. Não basta que sua equipe seja talentosa, todos na equipe precisarão acreditar que possuem conhecimentos, habilidades, talentos e querer usar essas capacidades. você precisa ajudá-los a fazer a conexão entre o saber e o fazer.

  • TER O PROPÓSITO EM MENTE

Mantenha o foco no propósito: lembre a equipe por que estão fazendo o que estão fazendo. Ficamos mais inspirados e motivados quando pensamos nos resultados de nossas ações em um sentido mais amplo. Isso impulsiona a nossa autoestima e bem-estar.

Pode parecer muito para fazer ao mesmo tempo, mas você pode montar um plano para ir se aprimorando em cada uma delas.

Inicie avaliando qual dessas estratégias poderá ajudar você de forma mais rápida ou mais consistente. Não precisa ser aquela onde você é mais fraco, pode ser qualquer uma delas, que você acredite que vai impulsionar.

Depois defina ações que mostrarão que você está usando a estratégia. Comece com pequenas ações. Como por exemplo na empatia, decida ouvir alguém da sua equipe com quem você não tem conversado muito e convide-a para um café. Enquanto estiverem juntos, faças perguntas, ouça sem julgar. Na vulnerabilidade, peça ajuda sobre algum tópico que você não tem todas as informações, você pode deixar claro que a decisão final será sua.

Se precisar de algum suporte, entre em contato.