A CULTURA DA EQUIPE FAZ A DIFERENÇA NO SEU RESULTADO FINAL.
A cultura da equipe faz a diferença no seu resultado final.
Temos
acompanhados líderes de todos os níveis de amadurecimento profissional disserem
que os momentos de grande dificuldades para eles foram iniciar um novo desafio
com uma equipe existente. Se sentiram frustrado em alguns momentos
por ter que trabalhar com uma determinada equipe que eles não montaram, com
cultura de líderes anteriores. Um deles foi mais profundo nas suas percepções:
"Eles parecem arrastar os calcanhares, ou são tão barulhentos, ou
simplesmente continuam pedindo mais dados para executarem uma tarefa".
Em processo de mentoria costumo deixar claro que é comum que algumas equipes trabalhem de maneira muito diferente, mas ainda eficaz, entre si e entender o estilo de uma equipe pode ajudar nisso. Cada equipe faz as coisas de maneira diferente, tem seus próprios pontos fortes e desafios. A personalidade dos membros e a personalidade de seu líder, o tipo de trabalho que a equipe faz e a coesão da equipe influenciam a cultura da equipe. As equipes tem sua própria personalidade, suas próprias pressões para se comportar de certas maneiras e priorizar comportamentos específicos. A maioria dos seus membros provavelmente se sentirá confortável com a cultura do grupo, mas outros podem sentir que estão em um ambiente estrangeiro se seu próprio estilo não se encaixar aos demais do grupo.
Todo nosso trabalho com líderes ou gerentes que assumiram equipes recentemente ou foram recém promovidos iniciam com o levantamento do perfil dos colaboradores da equipe, incluindo o líder. Esta ação será muito útil para saber que cultura está instalada na equipe, quais as tendências que eles irão se relacionar com o Líder. Conhecendo todas estas informações irá ser mais fácil fazer ajustes nas ações, nas relações, na comunicação para que aos pouco a cultura existente na equipe vá se ajustando a cultura do novo líder.
Muitas organizações com as quais trabalhamos pedem para façamos um novo mapa da cultura e perfil da equipe sempre que os membros do grupo mudam.
Mas quais as principais características dos grupo que podemos ver em na cultura instalada, que ajudará a entender como operam e se relacionam entre si e com outros grupos?
Podemos identificar equipes com uma cultura de Dominância ou D. Com rápida tomada de decisão, respostas diretas e sua atmosfera é competitiva.
Podemos saber que está trabalhando com uma equipe que opera em uma cultura de Influência, I, quando notamos uma atmosfera que transmite uma energia entre os membros, colaborativa e otimista.
Já equipes que tem uma cultura S, ou estabilidade, instalada se torna conhecida por meio da ênfase na estabilidade, consistência e apoio. Não correm riscos desnecessariamente. Segue normas e protocolos como ninguém.
Você notará que uma equipe tem características de uma cultura de Controle, C, quando concentrará suas ações na qualidade, precisão e ordem.
Que comportamentos sua equipe apresenta? Que cultura pode estar relacionada com eles? Que comportamentos ela tenta conter, ou não aceita? Como sua equipe poderia apoiar melhor seu próprio estilo? O que seu próprio estilo contribui para sua equipe?
Quer saber mais como levantar o mapa cultural e perfil de sua equipe e levá-los a resultados maiores, entre em contato conosco e veja o quanto é fácil, preciso e com uma relação custo X benefício que você nunca viu.